sexta-feira, 11 de maio de 2012

PC não Liga


Vamos agora entender alguns problemas que você possa estar passando com seu computador.
Vamos imaginar que um certo dia você desligue seu PC e no dia seguinte, de repente ele não liga mais, o que fazer?
1º Passo: Veja se ele está bipando (um bip para saber se a placa está viva), se não estiver bipando, teste pra saber se está passando energia da fonte para a placa-mãe, (pode retirar as memórias, com o PC desligado é claro, e veja se ele bipa várias vezes, isso é bom). Depois recoloque as memórias e ligue novamente, se continuar sem bipar e sem dar vídeo vamos para o segundo passo;  
2º Passo: Clear do CMOS. O que é isso? Você vai “zerar” a placa deixando como nova de fábrica. Como faço isso? Próximo à bateria da placa-mãe existe um jumper (veja imagens).

 


Veja que existem 3 pinos, em algumas placas são apenas 2, vejamos primeiramente com 3 pinos, como no desenho você mudará as posições dos pinos, o jumper que se encontra no pino 1 e 2, você colocará no 2 e 3. Já os de 2 pinos não tem o jumper, então é só você juntar os dois pinos com qualquer coisa, pode ser uma chave de fenda ou mesmo um jumper, veja figura:

 

Feito isso, aguarde uns 30 segundos e pronto, retorne o jumper para a posição original. Reinicie o Computador e veja se deu tudo certo.
Mas se a sua placa não tem esse CLEAR do CMOS, apenas retire a bateria e aguarde uns 30 segundos e recoloque-a novamente e reinicie o computador.
Um erro da CMOS vai aparecer quando você for ligar o micro após ter feito a modificação do Jumper.
Você precisará entrar no SETUP para isso você tem que apertar DEL logo ao iniciar o Micro. (Fique apertando repetidamente até entrar)
Para recuperar os dados perdidos você terá que dar um Load no SETUP (LOAD OPTIMAL DEFAULTS)
Caso todos esses testes sejam feitos e seu computador continuar com o defeito você precisará  de algo mais aprofundado que postarei em outra oportunidade.
 Espero ter ajudado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário